Em setembro deste ano (2021), foram concluídos dois projetos de cabeamento da rede nacional da República Checa, totalizando 38 km-rota.
Em 9 de setembro, o gestor da infraestrutura SŽ concluiu a cablagem da linha de via única de 29 km de Olomouc a Uničov. A linha é energizada em 3 kV DC, mas com previsão de futura conversão para 25 kV 50 Hz. Parcialmente financiado por fontes da UE, o esquema de eletrificação KC3 9 bilhões foi realizado pela empresa Subterra, OHL ŽS, Eurovia e EŽ Praha. A obra também envolveu a renovação da via e a reforma de quatro estações.
A rota se torna a primeira ferrovia regional do país a ser autorizada para rodar 160 km/h, e equipada com ETCS. A partir de 2023, os serviços de passageiros serão operados pelas novas EMUs RegioPanter de três carros da ČD fornecidas pela Škoda Transportation. Juntos, os aprimoramentos oferecerão um tempo de viagem entre Olomouc e Uničov de 17 min.
Enquanto isso, SŽ continua a eletrificar a rota de 29 km de Uničov a Šumperk via Libina. Este projeto de KC3bn deve ser concluído no próximo ano.
A segunda rota a entrar em operação foi o corredor de via dupla de 8,5 km indo para oeste de Brno-Horní Heršpice a Střelice, que foi energizado em 21 de setembro. Esta linha foi eletrificada a 25 kV 50 Hz por Skanska e EŽ Praha dentro de um orçamento de KC2 · 9 mil milhões, também co-financiado por fontes da UE. As renovações das vias permitiram que a velocidade da linha fosse aumentada para 120 km/h.
As estações recém-construídas em Starý Lískovec e Ostopovice devem abrir com a mudança de horário em 12 de dezembro, mas os serviços elétricos não começarão até que o rastreamento duplo e a eletrificação da seção de 10,5 km a oeste de Střelice a Zastávka u Brna tenham sido concluídos . O trabalho aqui deve começar na primavera do próximo ano; uma vez concluído, o controle da rota será transferido para um centro de controle integrado em Brno.