O lançamento de trens de carga ligando o Porto Ferroviário Internacional de Chengdu (China) a outros destinos na Ásia e na Europa ajudou o bairro Qingbaijiang da cidade de Chengdu a alcançar um desenvolvimento econômico “excepcional”, relatam as autoridades locais. Enquanto isso, a cidade de Wuhan (capital da província da China central) expandiu ainda mais a gama de destinos europeus por ferrovias.
Os serviços do Expresso da Ferrovia China-Europa (Chengdu) lançados em 2013 colocaram Chengdu “na vanguarda da abertura entre as regiões do interior do país”, disseram autoridades de Qingbaijiang. A cidade agora tem conexões de carga com a Europa, Mongólia, Rússia, Japão, Coréia do Sul e sudeste da Ásia. No ano passado, mercadorias no valor de 150,7 bilhões de yuans foram transportadas do porto ferroviário para destinos dentro e fora da China, impulsionando fortemente o comércio exterior na província de Sichuan.
Os trens operam para 20 cidades na China e 65 no exterior, com destinos incluindo Łódź na Polônia e Nürnberg na Alemanha.
Mais de 2.800 trens foram despachados no primeiro semestre deste ano (2021). O produtor de eletrodomésticos TCL Technology Group transferiu parte de sua capacidade de produção para Chengdu para que possa enviar produtos para a Europa por ferrovia e, no ano passado, fretou uma média de dois trens por semana para a Europa, enviando mais de 4 mil contêineres.
O Changhong Group fretou quatro trens para a Europa até agora neste ano, transportando eletrodomésticos, como geladeiras e componentes de televisão LCD, e planeja manter a frequência de um ou dois trens por mês.
Em junho, o Grupo Konka enviou sua primeira remessa de aparelhos de televisão para a Europa por ferrovia, com mais de 200 mil unidades com um valor de mais de 100 milhões de yuans com previsão de despacho na segunda metade do ano.
Enquanto isso, a Zona de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico do Aeroporto de Wuhan informa que o 10.000º trem foi despachado para Duisburg, na Alemanha, uma rota lançada há sete anos. Isso se tornou “uma janela importante para Hubei se abrir mais para o mundo” e ajudou a desenvolver as exportações da província.
Os processos de desembaraço aduaneiro foram simplificados e quatro novos serviços para a Europa foram adicionados este ano, com 192 trens e 18 144 TEU entregues pelos trens de carga transfronteiriços nos primeiros sete meses de 2021.
O fabricante de impressoras 3D Creality costumava exportar produtos por via marítima através de Shenzhen, mas agora usa ferrovias. As importações ferroviárias para Wuhan incluíram vinhos franceses e leite de alta qualidade da Bielo-Rússia.