Tailândia:
O Ministério dos Transportes está avançando com a aquisição de locomotivas e vagões com bateria, e está sendo considerada a produção local e a conversão das locomotivas a diesel existentes para energia de bateria.
O Departamento de Transporte Ferroviário da Tailândia foi encarregado de elaborar um plano de aquisição e estimar o orçamento operacional de vagões a bateria, disse o Ministro dos Transportes Saksayam Chidchob, enquanto a SRT está cooperando com institutos de educação para chegar a um projeto adequado uso em serviços da estação Bang Sue Grand. A entrada do novo trem experimental está prevista para 2023.
A conversão de quatro locomotivas a diesel da Alstom para bateria também está sendo estudada pela DRT, SRT, o Instituto de Desenvolvimento de Tecnologia Ferroviária e outras instituições educacionais, enquanto o Ministério dos Transportes também planeja adquirir 20 locomotivas de manobra movidas a bateria.
A Energy Absolute concordou em trabalhar com a China Railway Construction Southeast Asia no desenvolvimento de vagões híbridos com bateria, embora o vice-presidente executivo Amorn Suptaweekul tenha dito à mídia local que pode levar até um ano antes de estar em posição de definir um orçamento para a produção.
Alemanha:
O uso de bateria em vez de tração com hidrogênio é recomendado em um estudo sobre opções para substituir unidades múltiplas de diesel em rotas regionais ao redor de Dresden, onde a eletrificação é improvável a curto e médio prazo.
O estudo concluiu que a energia do hidrogênio e da bateria seria viável, mas a energia da bateria seria mais econômica e adequada como uma opção provisória para linhas onde a eletrificação está prevista.
A autoridade de transporte de Oberelbe VVO e a ZVON de Oberlausitz Niederschlesien encomendaram o estudo das universidades técnicas de Dresden e Berlim para ajudar a informar seus planos de abandonar a tração a diesel quando novos contratos de operação VVO-Dieselnetz e Ostsachsennetz começarem em dezembro de 2031.
O trabalho foi apoiado com financiamento do Ministério Federal de Transporte e Infraestrutura Digital e do Ministério de Assuntos Econômicos, Trabalho e Transporte do Land (região) de Sachsen.
O estudo concluiu que a eletrificação convencional deve ser expandida sempre que possível, com as autoridades de transporte vendo as rotas do leste de Dresden a Görlitz e Zittau como prioridades.