A Ricardo, especialista britânico em sistemas ferroviários críticos e complexos, concluiu a implantação de seu sistema de monitoramento das condições do pantógrafo PanMon em rotas eletrificadas selecionadas na Escócia, incluindo as linhas principais da costa leste e oeste, a linha North Clyde e a rota entre Edimburgo e Glasgow.
Câmeras de alta definição montadas em pórticos capturam 3 mil quadros por segundo, enquanto os lasers examinam toda a largura do pantógrafo para medir a simetria, inclinação, guinada e a condição da faixa de contato de carbono.
Cada pantógrafo nas rotas é escaneado pelo menos uma vez por dia. As varreduras são armazenadas digitalmente na nuvem pela PantoInspect, a empresa dinamarquesa que desenvolveu a tecnologia e analisou chips e defeitos, danos nas pontas das pontas e desgastes da faixa de contato.
A análise é retransmitida para as equipes de manutenção do Network Rail por meio de painéis personalizados que destacam as tendências negativas e disparam alarmes quando os limites especificados são violados.
Para conhecer mais a fundo a tecnologia acesse o site da empresa clicando aqui.