O estúdio de design PriestmanGoode desenvolveu o estilo das composições que a fornecedora Siemens Mobility está apresentando para o trem entre Québec City e Windsor da operadora VIA Rail. O design tem como foco uma aparência “elegante e moderna”, além de “acessibilidade, conforto e espaço pessoal” e o uso de materiais duráveis (notebooks e celulares).

A VIA Rail Canada é uma corporação pública controlada pelo governo do Canadá, com sede em Montreal. A empresa é responsável por administrar a maior parte do transporte ferroviário interurbano de passageiros no país. A atual CEO da empresa, que está no comando desde 9 de maio de 2019, é a jovem Cynthia Garneau.

“Nosso objetivo era entregar um design que representasse um novo ícone para o transporte no Canadá – e um que o resto do mundo invejará”, disse o diretor do estúdio, Paul Priestman. “Os novos interiores, assim como o design externo, todos reconhecem o papel único que o design de transporte pode desempenhar como emblema de uma cidade ou país.”

Os trens têm classes executiva e econômica, com assentos sob medida projetados para oferecer conforto e espaço pessoal, incluindo apoios de braços, cabides, mesas e pontos de carregamento de dispositivos. Um esquema de cores neutro a cinza médio foi selecionado, em um ambiente de cabine brilhante com “dicas de bordo”.

A classe executiva inclui partições elevadas para privacidade.

Os banheiros apresentam folhas decorativas que retratam a paisagem canadense e “toques de bordo canadense garantem que os materiais naturais sejam representados nos interiores e fiquem ao lado dos painéis da marca”.

Os recursos de acessibilidade incluem elevadores para cadeiras de rodas, cinco espaços de auxílio à mobilidade por trem, grandes banheiros acessíveis e sinalização em braile.

A sustentabilidade era um requisito do resumo do projeto, e os interiores apresentam pontos de recarga de água para ajudar a eliminar garrafas plásticas e copos de água de uso único. Materiais resistentes em áreas de alto toque foram selecionados para resistir ao desgaste e à variação das condições climáticas próprias do país.

A PriestmanGoode também desenhou a pintura que explica que “se baseia na rica história do Canadá de design gráfico arrojado e leva essa herança futurística”. O detalhe do nariz do trem destina-se a fornecer um impacto visual quando um trem chega a uma estação.

A primeira das composições deverá entrar em operação no quarto trimestre de 2022.

A VIA Rail concedeu à Icomera um contrato de 10 anos para implantar e gerenciar WIFI nos novos trens e contribuir para o desenvolvimento de uma plataforma de mídia a bordo.

Categories:

Tags:

Chat Revista Ferrovia Em Foco
Envie via WhatsApp