A especialista em dispositivos de medição Kistler desenvolveu um dispositivo altamente portátil para medir a força de frenagem em trens:
O Kistler Group, com sede em Winterthur, é um grupo suíço internacionalmente ativo de empresas especializadas na área de tecnologia de medição e dados. O Grupo Kistler está representado em mais de 60 localidades em mais de 30 países e administrado pelo proprietário.
A Kistler desenvolveu o BFMS para o pessoal dos depósitos de manutenção da SBB em Oberwinterthur (Suíça), onde o operador desejava otimizar o processo de medição da força de frenagem.
O dispositivo é composto por quatro sensores de força de frenagem 9303A1B, uma versão compacta do sistema de aquisição de dados KiDAQ e um notebook com o software aplicativo. Todos esses componentes estão contidos em um estojo rígido resistente que é fácil de transportar entre os veículos. O software de medição de força de frenagem pode ser acessado sem fio por meio de tablets fornecidos aos funcionários do depósito.
Os quatro sensores podem medir os principais parâmetros de desempenho de frenagem de um truque e exibir resultados imediatos, incluindo força de frenagem por roda e truque e ação da força ao longo do tempo. Pelo menos três medições são feitas para cada truque, e seu valor médio deve estar dentro de um intervalo especificado.
Todas as medições são armazenadas localmente e na nuvem, para garantir a resiliência dos dados. Medições anteriores feitas no mesmo trem podem ser acessadas a qualquer momento para comparação e esses dados podem ser incluídos no relatório automático.