Na Arábia Saudita, mais de 28 mil mulheres sauditas se inscreveram para os primeiros 30 empregos de maquinistas de trem de alta velocidade a serem abertos para elas.

Os motoristas estão sendo contratados pela operadora nacional espanhola, a RENFE, que tem um contrato de 12 anos para operar a linha denominada Haramain High Speed ​​Rail que fica entre Meca e Medina, em parceria com o gerente de infraestrutura ADIF, e a consultoria de engenharia Ineco.

Mais da metade das candidatas passou na primeira fase da triagem on-line, que analisou as competências técnicas e as habilidades no idioma inglês. A partir de agora, serão realizados novos testes e entrevistas para selecionar aquelas que passarão por treinamentos teóricos e práticos. Isso será fornecido pela RENFE e durará quase um ano. O treinamento começa dia 15/03/2022.

Mais de 1.300 pessoas estão diretamente empregadas na linha de alta velocidade Haramain, sendo a maioria sauditas.

Os primeiros maquinistas foram treinados em Madrid, entre os anos de 2013 e 2014, antes da abertura oficial da linha de 453 km em setembro de 2018.

Desde então, o programa de treinamento foi expandido para incluir o Politécnico Ferroviário da Arábia Saudita, em Qassim. Mais de 80 maquinistas locais já foram treinados pela RENFE, e outros 50 estão atualmente em treinamento. A subsidiária local da RENFE também recrutou e treinou mais de 400 cidadãos sauditas para trabalhar nos departamentos comercial e operacional da ferrovia.

Categories:

Tags:

Chat Revista Ferrovia Em Foco
Envie via WhatsApp