“2021 foi um ano extremamente desafiador para as ferrovias”, disseram os órgãos da indústria ferroviária europeia em uma mensagem conjunta marcando o fim formal do Ano Europeu do Ferroviário (2021).

“A pandemia de Covid-19 atingiu duramente o setor, e seu impacto ainda é sentido hoje com mais de €50 bilhões de perdas acumuladas”, disse o comunicado de 21 de fevereiro da Comunidade de Empresas Europeias de Ferrovias e Infraestruturas, associação de novos participantes AllRail, grupo CLECAT, a Federação Europeia de Passageiros, a iniciativa Erasmus de Comboio e a Federação Europeia dos Trabalhadores dos Transportes.

“Apesar destas dificuldades, as nossas associações têm apoiado a Comissão Europeia, com todo o empenho e paixão, na organização de um importante e variado calendário de atividades do Ano Europeu do Ferroviário, com particular destaque para o importante papel de sensibilização para o nosso modo de transporte”, lê-se no comunicado.

As organizações disseram que seu foco principal era aumentar a conscientização para inspirar mudanças comportamentais e ecológicos.

“Graças ao Ano Europeu do Ferroviário, os cidadãos europeus estão hoje mais conscientes das credenciais de sustentabilidade das ferrovias. Acreditamos que, reforçado pelo nosso compromisso com a melhoria contínua da experiência do passageiro, o transporte ferroviário se tornará a espinha dorsal do transporte, cumprindo os objetivos da Europa de reduzir as emissões de gases de efeito estufa, reduzir a poluição do ar e aliviar o congestionamento. Estamos agora ansiosos por 2022, para aproveitar em conjunto as realizações de 2021 e transformá-las em resultados políticos positivos nos dossiês atualmente debatidos pelas instituições da UE, desde a revisão das orientações RTE-T até ao Fit for 55, pacote legislativo e plano de ação para impulsionar os serviços ferroviários de passageiros de longa distância e transfronteiriços. Saudando o Ano Europeu da Juventude em 2022”, e eles complementaram que “continuaremos a chamar a atenção do público para a forma como os caminhos-de-ferro contribuem para a construção de uma identidade verdadeiramente europeia”.

Categories:

Tags:

Chat Revista Ferrovia Em Foco
Envie via WhatsApp