A GB Railfreight está planejando encomendar uma frota de locomotivas eletro-diesel de linha principal com um design modular que facilitaria a substituição futura do motor diesel por uma bateria ou módulo de célula de combustível de hidrogênio.

A Rail Business UK entende que estão em andamento negociações avançadas com a Stadler para o fornecimento de locomotivas bi-modo Co-Co a partir de sua fábrica de Valência na Espanha. Está previsto um contrato para até 50 locomotivas, com pedido firme de 20 iniciais e opções de mais 30.

Designada Classe 99, que antes era usada para outras fabricações, as locomotivas apoiariam os esforços de descarbonização da GB Railfreight, permitindo o uso de eletrificação de 25 kV 50 Hz quando disponível, mantendo a operação a diesel em linhas que a empresa não espera que sejam eletrificadas em um futuro próximo.

As novas locomotivas teriam um motor a diesel que atendesse aos padrões atuais de emissões, o que seria poderoso o suficiente para o transporte de carga da linha principal, em vez de apenas operações de trecho curto e trens leves. Eles seriam capazes de transportar trens de carga no ramal não eletrificado do porto de Felixstowe para Ipswich no mesmo tempo aplicado quando usadas as atuais locomotivas diesel EMD Classe 66.

O design modular permitiria que o motor diesel fosse removido e substituído por uma bateria ou módulo de célula de combustível, uma vez que a tecnologia fosse suficientemente avançada para o uso regular de frete na linha principal.

Categories:

Tags:

Chat Revista Ferrovia Em Foco
Envie via WhatsApp