Na Europa, A KLM Royal Dutch Airlines e a Thalys concordaram em desenvolver seu produto conjunto AirRail para aumentar ainda mais o número de passageiros aéreos que usam trens de alta velocidade para viajar entre Bruxelas e o aeroporto Schiphol de Amsterdã.
A KLM já oferece aos passageiros aéreos a opção de usar o Thalys em vez de voos para conexões entre Bruxelas e Schiphol, com entre 20% e 25% dos passageiros escolhendo essa opção antes da pandemia.
A KLM e a Thalys pretendem aumentar a cooperação, com a companhia aérea comprando novos assentos da Thalys, a partir de 17 de julho 2022, para tornar apenas redundante um de seus voos diários entre Bruxelas e Schiphol.
“Mas apenas disponibilizar os assentos do trem não é suficiente para atender às necessidades dos passageiros aéreos”, disse a KLM.
Os sistemas de TI de companhias aéreas e ferroviárias precisam ser capazes de se comunicar entre si, e soluções alternativas deverão ser encontradas para dar suporte ao check-in, embarque e remarcação de passageiros.
A KLM gostaria de ver o manuseio de bagagem integrado, com passageiros capazes de entregar a bagagem despachada na estação para encaminhamento ao destino final e trens com compartimentos de bagagem seguros e procedimentos de transferência eficientes em Schiphol. A KLM também disse que gostaria que os passageiros que chegam a Schiphol por trem tenham uma rota de trânsito separada até o portão.
“A intermodalidade entre o transporte aéreo e ferroviário desempenha um papel importante na realização de nossas ambições de crescimento”, disse o CEO da Thalys, Bertrand Gosselin, em 30 de março de 2022. “A extensão da cooperação com a KLM se encaixa perfeitamente com essa ambição. Juntos, estamos criando um produto que combina voos ferroviários e intercontinentais para atender às expectativas de nossos clientes de uma alternativa ecologicamente correta.”
KLM, é uma empresa aérea dos Países Baixos com sede na cidade de Amstelveen. Fundada no ano de 1919, é a mais antiga companhia aérea comercial ainda em atividade nos dias de hoje. É membro da aliança aérea SkyTeam Alliance.
O Thalys é uma rede de trens de alta velocidade construída entre Paris, Bruxelas, Colônia e Amsterdã. Esta linha é partilhada com os comboios da Eurostar que vão de Paris ou Bruxelas para Londres, via Lille, pelo Eurotúnel e pelos comboios TGV da rede francesa.