A ponte ferroviária e rodoviária de 6.241m de comprimento sobre o rio Padma, Bangladesh, foi inaugurada pelo primeiro-ministro do pais, Sheikh Hasina, em 25 de junho 2022. O custo foi aplicado com base no investimento entre 1,2% e 2% do PIB do país, estimulando o desenvolvimento econômico ao longo do corredor.

A ponte foi projetada pela AECOM e construída pela China Major Bridge Engineering Co, com obras preliminares começando em novembro de 2014 e as principais obras entraram em andamento um ano depois, 2015.

A ponte de treliça suporta uma estrada de quatro pistas no nível superior e uma ferrovia de bitola única de 1.676 mm no nível inferior. São 41 pilares, com as estacas submersas se estendendo por 122m de profundidade.

O investimento de US$ 3,86 bilhões foi coberto por fontes domésticas do país, isso depois que um consórcio liderado pelo Banco Mundial cancelou o crédito proposto em 2012 devido a preocupações com corrupção no país.

A ligação ferroviária da Ponte Padma ,de 169 km, que liga Dhaka a Jashore está em construção para ser inaugurada em 2024. Isso ligará a capital às rotas existentes Faridpur – Bhanga e Rajbari – Bhatiapara Ghat para formar a espinha dorsal da rede ferroviária no sudoeste do país.

Os 392 bilhões de takas PBRL estão sendo financiados pelo governo de Bangladesh (15%) e pelo governo chinês por meio de um empréstimo do Exim Bank of China (85%).

Os principais contratados são a China Railway Engineering Corp e 12 de suas subsidiárias. Em maio do ano passado, a CRRC Tangshan recebeu um contrato para fornecer 100 vagões de bitola larga para a rota.

Categories:

Tags:

Chat Revista Ferrovia Em Foco
Envie via WhatsApp