O fabricante ucraniano de material rodante KVSZ (Kryukovsky Railway Car Building Works) está negociando com operadores e empresas de leasing da UE na esperança de ganhar contratos para fornecer novos projetos de vagão de bitola 1.435 mm que desenvolveu para o transporte de contêineres.
“Tendo em conta a situação atual com a invasão russa do território do nosso país, somos forçados a desenvolver ativamente e avançar para o desenvolvimento da cooperação com empresas de países amigos”, disse a empresa ao Railway Gazette International.
A KVSZ está sediada em Kremenchuk, no centro da Ucrânia, e tem uma longa experiência no fornecimento e manutenção de vagões, unidades múltiplas, vagões de metrô, vagões e truques para trecho de bitola de 1.520 mm.
Em 2021, a empresa começou a desenvolver vagões que atendem aos padrões TSI WAG para uso no mercado da UE, começando com um vagão plano articulado Sggrss de 80 pés. O vagão possui 26,39m de comprimento, com uma altura do estrado acima do trilho de 1.155 mm, tara de 27 toneladas e uma carga útil máxima de 108 toneladas a 100 km/h ou 93 toneladas a 120 km/h.
O teste de dois protótipos para demonstrar a conformidade com os padrões TSI WAG e TSI Noise foi concluído, e o processo de aprovação da Agência Ferroviária da UE está em andamento com vistas à produção em série a partir do primeiro trimestre de 2023.
A KVSZ está desenvolvendo planos para outros tipos de vagões para atender às necessidades da UE e diz que está pronta para receber pedidos de clientes europeus.