O Ministério dos Transportes espanhol (MITMA) e a operadora de transporte ferroviários espanhol, RENFE Mercancías, estão testando a viabilidade técnica e econômica do transporte ferroviário de grãos ucranianos por contêineres para Barcelona, ​​ao invés do transporte pelas rotas do Mar Negro, que foram interrompidas pelo atual conflito na região. Boa parte das movimentações internas de carga e passageiros na Ucrânia, assim como boa parte das exportações do país, estão interrompidas por conta da ocupação russa no território.

Os forros foram instalados no interior de 25 contêineres padrão de 40 pés, que foram despachados de Madri para Chełm, no sudeste da Polônia, servidos por uma linha transfronteiriça de bitola de 1.520 mm da Ucrânia.

Com chegada a Chełm, Polônia, prevista para o final de agosto, os contêineres serão preenchidos com um pequeno lote experimental de 600 toneladas de grãos. Em seguida, serão transportados até Barcelona, na Espanha, através do terminal Kombiverker em Łódź (Polônia) e Duisburg (Alemanha), usando a ferrovia com bitola de 1.435 mm.

A utilização de contêineres para o transporte de grãos é uma prática pouco utilizada, porém tem sido a solução de algumas empresas, inclusive no Brasil, para diversificar sua atuação e ganhar espaço num segmento ainda pouco explorado pelos operadores logísticos de ferrovias: o dos pequenos produtores do grão.

Há uma boa perspectiva de avanços dessa prática nos próximos anos no setor.

Categories:

Tags:

Chat Revista Ferrovia Em Foco
Envie via WhatsApp