Uma linha maglev foi aberta para fornecer uma conexão com a Cidade Histórica de Fenghuang, Patrimônio Mundial da UNESCO, que atrai 30 mil visitantes por dia.
O maglev percorre 9,1 km entre a cidade velha e a estação de Fenghuang, na linha de alta velocidade Zhangjiajie – Jishou – Huaihua, inaugurada em dezembro de 2021.
A linha foi construída pela China Railway Engineering Corp para Hunan Maglev Group Corp em dois anos, isso a um custo de 2,37 bilhões de yuans.
Estações de Fênix:
O maglev abriu oficialmente em 30 de julho de 2022, com quatro estações, e com mais duas estações para ser inaugurada mais tarde.
Os projetos da estação são inspirados na cultura e nas tradições locais, incluindo o fenghuang , um pássaro mítico semelhante à fênix que dá nome à área.
A estação Lansheng é inspirada nos olhos dos pássaros e inclui uma plataforma de observação de três andares com vista para a cidade velha e um elevador panorâmico para passarelas ao longo do rio Tuojiang.
Os pilares de sustentação da linha são em forma de pétalas e os túneis contam com entretenimento audiovisual.
Os bilhetes custam 58 yuan quatro quatro dias de viagem ilimitada, e com uma viagem de ponta a ponta levando 30 minutos.
Trens:
A CRRC Zhuzhou Electric Locomotive Co forneceu os trens de três vagões com velocidade de até 100 km/h, que possuem grandes janelas para proporcionar vistas panorâmicas e iluminação natural.
O estilo e a decoração de ouro champanhe visam combinar a tecnologia moderna com a cultura popular chinesa.
O sistema de freio hidráulico DY-1 foi desenvolvido pela CRRC Brake Technology Co para atender aos requisitos de partida e parada rápidas, operação em inclinações longas e íngremes.
Sistema de controle:
A linha é controlada por um sistema de circulação autônoma de trens que permite que os trens compartilhem sua posição, velocidade e status de rota por transmissão direta ao invés de um centro de controle central. A tecnologia foi desenvolvida pelo Instituto Nacional de Pesquisa e Design Ferroviário de Pequim e fornecido pela China Railway Signal & Communication Co, com a Ricardo atuando como avaliador de segurança independente.
Parte do texto é oriunda da Railway Gazette Internacional.
As imagens foram divulgadas pela China Railway Engineering Corp.