Os grandes projetos de infraestrutura serão, no futuro, administrados pela Infra SA, empresa pública formada pela fusão da empresa ferroviária VALEC SA com a Empresa de Planejamento e Logística SA, ambas totalmente estatais. A organização resultante da fusão será mais suficiente e competitiva, acredita o governo, e com custos operacionais mais baixos.
Em nota após o anúncio em Brasília, o Ministério da Infraestrutura explicou que a Infra SA seria incumbida “de agilizar as obras de engenharia ferroviária, prestar serviços de planejamento e estruturar projetos de inovação no setor de transportes, a fim de melhorar a vida dos brasileiros”.
O ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, disse que “hoje abrimos um novo capítulo no setor de infraestrutura no Brasil ― um capítulo que queremos continuar avançando”. Ele descreveu a Infra SA como “uma empresa que já começou a estruturar mais de 30 projetos no setor portuário, oito projetos no setor aeroportuário, nossas primeiras PPPs no setor de infraestrutura e mais de 20 projetos rodoviários totalizando mais de 13.000 km” . Ele disse que a empresa tinha “gestão responsável, técnica, qualificada, integral”.
A Infra SA será responsável por projetos e concessões ferroviárias anteriormente controladas pela Valec, incluindo Ferrovia Norte-Sul, Ferrovia de Integração Oeste-Leste e Ferrovia de Integração Centro-Oeste, que foi lançada em setembro de 2021. A Valec também tinha participações na Ferroeste e Projetos Transnordestinos.
A EPL teve um papel fundamental na elaboração do Plano Nacional de Logística 2035, que visa fornecer uma visão estratégica para a futura rede de transportes do Brasil. Este Plano foi aprovado pelo Ministério da Infraestrutura em outubro de 2021.