Inovadores de todo o Reino Unido estão sendo convidados a apresentar propostas para o Concurso de Inovação em Construção Ferroviária, que está disponibilizando £ 7,44 milhões para ideias que podem ser testadas no Centro Global de Excelência Ferroviária ou “Global Centre of Rail Excellence” (GCRE) no País de Gales (Reino Unido).
A competição está sendo realizada pela Innovate UK, juntamente com a GCRE, e o Departamento de Negócios, Energia e Estratégia Industrial.
As inscrições para a primeira fase encerram às 12h de 14 de dezembro de 2022, com financiamento disponível para estudos de viabilidade em até £ 25.000. E após isso, haverá uma fase dois apenas para convidados, com projetos bem-sucedidos na primeira fase, que sejam capazes de desenvolver e demonstrar suas inovações no campo.
“Quando começar a operar em 2025, o GCRE será uma instalação que permitirá pesquisas e testes de classe mundial de novas infraestruturas ferroviárias, material rodante e tecnologia ferroviária, aqui mesmo no Reino Unido. Será um balcão único para a indústria, proporcionando um espaço de inovação diferente de qualquer outro na Europa, preenchendo uma lacuna crítica na ferrovia que pode ajudar a reduzir custos na indústria e apoiar a descarbonização. A GCRE é um lugar que reunirá pessoas e ideias e, portanto, este fundo Innovate UK oferece um lar perfeito, ajudando a desenvolver novas ideias que podem apoiar a ferrovia de amanhã.”, disse o CEO Simon Jones em 8 de dezembro de 2022.