A ferrovia nacional do Chile, EFE Trenes de Chile, selecionou um consórcio 50%:50% da Systra e da empresa nacional de engenharia chilena, Zañartu, para modernizar as linhas entre Santiago e Melipilla, e também entre Santiago e Batuco, isso para permitir o lançamento de operações suburbanas dedicadas. Essa informação foi apresentada pela Systra em 7 de março de 2023.
A reconstrução da linha entre Santiago e Melipilla, com 61 quilômetros de extensão – que foi fechada para passageiros em 1987 – está em andamento como parte do programa de investimentos nacional “Chile on Rails”. As obras incluem a construção de uma segunda via entre Malloco e Melipilla. A linha também será eletrificada, as passagens de nível substituídas e as oficinas de manutenção reconstruídas.
Os serviços suburbanos estão previstos para terminar no complexo da estação Central-Alameda, em Santiago, onde se prevê um terminal subterrâneo, permitindo o intercâmbio com a rede de metrô da cidade.
No outro trecho, está prevista a construção de uma via dupla para permitir a reintrodução do trem de passageiros nos 27 km entre Santiago e Batuco pela primeira vez desde 1986. O escopo inclui a construção de oito estações e instalações de manutenção ao longo do corredor. A linha de carga existente deve ser mantida e renovada.
As operações ferroviárias entre Santiago e Batuco terminariam na estação “Quinta Normal” (A Estação Quinta Normal é uma das estações do Metrô de Santiago, situada em Santiago, entre a Estação Gruta de Lourdes e a Estação Cumming) da capital, onde se prevê um entroncamento melhorado com a Linha 5 do metrô de Santiago.
O contrato de trabalho vai até 2028; o valor não foi divulgado.