Desde o início de março, operação era feita nos dois sentidos da ferrovia devido a um problema registrado no trecho da Ferrovia do Aço, no Sul de Minas.
A MRS, concessionária que administra a malha férrea que corta Juiz de Fora e região, informou que foi retomado o sentido tradicional de circulação dos trens nos trechos conhecidos como Linha do Centro e Ferrovia do Aço.
Com isso, as locomotivas, que operavam nos dois sentidos da linha, passam a transitar somente em direção a Santos Dumont.
A normalização teria acontecido desde o dia 25/04/2023, mas informada somente na quinta, dia 27.
Desde o início de março, os trens circulavam nos dois sentidos, em função de problemas na região da Ferrovia do Aço, devido às chuvas que atingiram a região.
As alterações foram motivo de queixa da população, já que causou transtornos tanto para motoristas quanto pedestres. Como muitas das composições passavam carregadas, houve redução da velocidade, aumentando o tempo de fechamento das passagens em nível da cidade.
Alerta continua:
Apesar disso, a MRS destaca a importância de que motoristas e pedestres permaneçam alertas em relação a ambos os sentidos da ferrovia, sempre olhando para os lados e escutando antes de atravessá-la. Isso se deve ao fato de que, embora os trens de minério de ferro geralmente sigam um padrão preestabelecido de direção, há também a circulação de trens de serviço e de outros tipos de carga, que podem trafegar em ambos os sentidos. A empresa reforça que a segurança é uma prioridade absoluta e solicita a colaboração de todos para evitar acidentes.