A Nokia fez uma parceria com a Schweizer Electronics para implantar sua tecnologia Scene Analytics para melhorar a segurança em passagens em nível na rede da Baselland Transport.

A Baselland Transport AG é uma operadora de transporte público suíça nas regiões de Basel-Land, Basel-Stadt, Solothurn e na França. O BLT foi fundado em 1974 e é propriedade de Basel-Land, localizado ao sul da cidade.

Sobre a tecnologia, o Nokia Scene Analytics monitora passagens de nível em tempo real usando visão computacional e inteligência artificial para detectar quaisquer objetos estranhos nos trilhos ou próximos deles.

A Baselland Transport escolheu o sistema de detecção automática da Nokia em uma tentativa de aumentar a segurança em sua rede. A segurança das passagens de nível, em particular, é motivo de séria preocupação na Europa. A Agência Ferroviária da UE divulgou em seu Relatório de Segurança de 2021 que, em 2019, cerca de 30% das mortes resultantes de acidentes ferroviários na União Europeia ocorreram em passagens em nível; houve 250 mortes no total, com cerca de 300 feridos graves.

Segundo a Nokia, embora as câmeras CCTV sejam usadas há muito tempo em passagens de nível, elas não podem ser monitoradas permanentemente. O Scene Analytics automatiza esse processo e é capaz de gravar e processar milhares de fluxos de vídeo em tempo real. No momento que as cancelas de passagem em nível baixam, ele “escaneiam” o espaço dentro delas para identificar quaisquer objetos estranhos nos trilhos, e havendo ela soa o alarme, dando ao centro de controle e ao motorista do trem um aviso prévio o suficiente para aplicar os freios e evitar o acidente.

Além de melhorar a segurança e o tempo de resposta, a implantação do Scene Analytics em passagens em nível também deve ajudar a minimizar o tempo de inatividade e atrasos devido a incidentes. A Nokia também aponta para a economia de custos graças à incorporação de algoritmos de aprendizado de máquina, o que significa que há menos necessidade de atualização manual do sistema pela equipe.

Categories:

Tags:

Chat Revista Ferrovia Em Foco
Envie via WhatsApp