A conectividade Wi-Fi e de telefonia móvel deve ser implementada em toda a rede do Metrô de Nova York nos próximos 10 anos, após a assinatura de um acordo de parceria público-privada que oferece capital avaliados em mais de US$ 1 bilhão.
A Metropolitan Transportation Authority (MTA) selecionou a Transit Wireless, subsidiária da BAI Communications, para fornecer cobertura móvel em 672 quilômetros de túneis e expandir a conectividade wi-fi para 191 estações de metrô acima do solo, bem como as 21 estações da Staten Island Railway.
A MTA trabalhou anteriormente, em 2017, com a Transit Wireless para fornecer conectividade móvel e wi-fi em 281 estações de metrô subterrâneas. Em 2020, os parceiros instalaram conectividade telefônica e de dados no túnel L-Canarsie entre Brooklyn e Manhattan para uso da AT&T, Verizon e T -Clientes móveis. O novo acordo dará aos viajantes a capacidade de usar dispositivos móveis em toda a rede.
Sob o acordo de PPP, a Transit Wireless projetará, construirá e operará uma rede de host neutro para melhorar os sistemas de comunicação MTA existentes, exigindo um investimento estimado em mais de US$ 600 milhões. Isso alavancaria a infraestrutura de comunicações existente da empresa em toda a cidade e seria implementado em fases nos próximos 10 anos. O trabalho no projeto deve começar imediatamente.
Além de obter receita de provedores de telefonia móvel, a Transit Wireless poderá gerar receita ao comercializar capacidade de fibra óptica não utilizada para outros clientes comerciais. A MTA ficará com uma parte dessas receitas, além da receita que já recebe do acordo WIFI da estação.