Foi assinado um acordo para concluir a ferrovia de 30 km entre Shalamcheh (Irã) e Basra (Iraque), que conectará as redes ferroviárias nacionais dos respectivos países.

As ferrovias da República Islâmica do Irã e as Ferrovias da República do Iraque esperam estabelecer uma joint-venture dentro de dois meses para implementar o projeto planejado há muito tempo.

“O acordo tem um cronograma claro e uma de suas cláusulas é que a implementação do projeto começará no próximo mês”, disse o Ministro de Estradas e Desenvolvimento Urbano do Irã, Rostam Qasemi, após assinar o acordo com seu homólogo iraquiano Nasser Hussein Bandar Al- Shibli em Bagdá em 27 de dezembro de 2021. “Por quase 20 anos, tivemos várias negociações com o lado iraquiano para implementar a ferrovia Shalamcheh-Basra, e muitos memorandos assinados nunca alcançaram o resultado desejado.”

O ministério iraniano disse que a linha preencherá uma lacuna nos corredores de transporte leste-oeste, fornecendo ao Iraque acesso ferroviário ao Afeganistão, Paquistão, Índia e outros vizinhos. As operações de frete ajudariam a aumentar o comércio, enquanto o tráfego de passageiros incluiria peregrinos viajando para Karbala, no Iraque.

Entre os principais elementos do projeto, a ponte para transportar a linha sobre a hidrovia Shatt-Al-Arab deve levar 1 ano e meio para ser concluída. Entre 15 e 20 km do alinhamento precisarão ser limpos de minas terrestres.

Categories:

Tags:

Chat Revista Ferrovia Em Foco
Envie via WhatsApp