Salvador:
Foi concedido à Siemens Mobility um contrato para fornecer o sistmea CBTC (controle de trem baseado em comunicações) para apoiar a operação de trem semi-automática GoA2 em uma extensão de 5 km da Linha 1 do metrô de Salvador de Pirajá a Águas Claras/Cajazeiras, que inclui duas estações.
A Siemens Mobility instalará, testará e comissionará um sistema de rádio, intertravamentos eletrônicos e equipamentos ao lado da linha, e atualizará o software nos 40 trens existentes e nos centros de controle principal e reserva.
O contrato anunciado em 6 de maio baseia-se em um relacionamento estabelecido com o fornecedor, tendo a Siemens fornecido a sinalização, controle do trem Trainguard MT, eletrificação aérea de 3 kV DC e telecomunicações para o metrô de duas linhas inauguradas em 2014. O ATO implementado pela Siemens entre março de 2015 e julho de 2018 permite ao maquinista dar partida no trem manualmente, com aceleração e frenagem automáticas e acionamento por porta. O sistema também suporta o retorno de trens sem condutor.
“A extensão da Linha 1 marca mais um passo importante na expansão do metrô de Salvador”, disse o presidente da CTB, José Eduardo Ribeiro Copello. “O CTB tem o orgulho de expandir seus serviços em conjunto com a concessionária CCR Metrô Bahia. Estamos satisfeitos que a Siemens Mobility continuará contribuindo significativamente para a modernização de nossa rede.”
Paris:
A operadora de transporte de Paris, RATP, concedeu à Alstom um contrato para fornecer seu equipamento de bordo I-CBTC para 44 composições MF19 de rodas de aço que está construindo para uso nas linhas de metrô 10, 7bis e 3bis.
A implementação do I-CBTC faz parte do programa OCTYS para modernizar o sistema operacional automático de trens no metrô. As linhas 10, 7bis e 3bis irão operar inicialmente com infraestrutura de lado da linha reduzida e sem comunicação de rádio. Na Linha 3, os novos trens MF19 equipados com equipamento I-CBTC serão capazes de usar a infraestrutura existente ao lado da linha.
Quase 130 vagões MF-01 nas linhas 5 e 9 agora estão equipados com I-CBTC, e os trens MP14 e MP89 que deverão operar nas linhas 11 e 6 também serão instalados.
“Nossa solução I-CBTC já está em operação em 34 km nas linhas 5 e 9, e mais de 80 milhões de km já foram percorridos desde que entrou em serviço”, disse Jean-Baptiste Eyméoud, presidente da Alstom França, em 6 de maio. “Ele também está sendo implementado nas linhas 6 e 11. Este novo contrato é uma marca da confiança da RATP em nossa expertise francesa em sinalização urbana e de nosso compromisso em estreita cooperação nos próximos 30 anos.”