O Lakeland Fire Rescue disse que um trem da Amtrak saiu parcialmente dos trilhos pela colisão, mas apenas ferimentos leves foram relatados.
Um trem que transportava 173 passageiros e tripulantes descarrilou parcialmente na noite de sexta-feira depois de colidir com um caminhão preso em uma passagem em nível. O Gabinete do Xerife do Condado de Polk atualizou a última contagem de feridos para oito pessoas.
O caminhão transportava oito veículos, vários dos quais ficaram alojados embaixo do trem. Passageiros e tripulantes foram retirados do trem após o descarrilamento e enviados ao RP Funding Center em Lakeland para cuidados iniciais.
O trem estava viajando a cerca de 78 mph (125,52 km/h) no momento da colisão, que custou danos estimados em US$ 6 milhões a US$ 10 milhões. O caminhão ficou preso nos trilhos pouco antes do acidente, de acordo com o Gabinete do Xerife do Condado de Polk (PCSO).
O acidente foi relatado às 19h06min. O Lakeland Fire Rescue, Lakeland Police Department, Polk County Sheriff’s Office e várias outras agências apoiaram o local perto do cruzamento da Canal Street com a Memorial Boulevard, que fica ao sul de Lake Parker.
De acordo com os socorristas, o trem Amtrak estava indo de Miami para Nova York e fez uma parada em Tampa.
Devido ao acidente, todas as pistas do Memorial Boulevard próximas ao local da colisão estão interditadas neste momento. O Gabinete do Xerife do Condado de Polk pediu aos motoristas que evitem a área.
Noah Gadelrab, que estava dirigindo para o leste no Memorial Boulevard, pegou a colisão na câmera do painel de seu carro (vídeo ao final da matéria).
A Amtrak divulgou a seguinte declaração:
Hoje, aproximadamente às 19h, o Amtrak Train 92 foi danificado após entrar em contato com um caminhão-reboque obstruindo a linha em uma passagem em nível. A locomotiva líder perdeu contato com os trilhos. A Amtrak está trabalhando com equipes de emergência locais para mover os aproximadamente 166 passageiros e 10 tripulantes do trem para um abrigo. O trem 92 parte diariamente de Miami e, nessa área, usa trilhos pertencentes, mantidos e controlados pela ferrovia CSX.
Segundo as autoridades de Lakeland, ainda não se sabe o que causou o acidente. Eles não sabem por que o caminhão estava parado no cruzamento da ferrovia, que é equipado com luzes intermitentes e uma cancela.