A Amtrak está trabalhando com o promotor do projeto ferroviário de alta velocidade de Dallas a Houston, Texas Central Partners, para desenvolver planos para construir uma linha de 330 km/h usando tecnologia japonesa.
Em 9 de agosto, a Amtrak disse que as organizações cooperaram em várias iniciativas desde 2016 e estão avaliando uma parceria para estudar mais e potencialmente avançar no projeto.
Eles solicitaram apoio federal por meio do programa de subsídios Consolidated Rail Infrastructure Safety & Improvements, do Corridor Identification & Development e do programa de subsídios Federal-State Partnership for Intercity Passenger Rail.
A Amtrak disse que a rota de 390 km ofereceria um tempo de viagem de menos de 90 minutos, complementando outras propostas para serviços de longa distância novos ou aprimorados.
“Se vamos adicionar mais trens de alta velocidade a este país, o corredor Dallas a Houston é uma proposta atraente e oferece grande potencial”, disse Andy Byford, ex-presidente da Autoridade de Trânsito da Cidade de Nova York e comissário de Transportes de Londres, que ingressou na Amtrak em abril como vice-presidente sênior de programas de desenvolvimento ferroviário de alta velocidade.
“Acreditamos que muitas das maiores áreas metropolitanas e de crescimento mais rápido do país, como Houston e Dallas, merecem mais serviços ferroviários interurbanos de alta velocidade e alta qualidade. Estamos orgulhosos de trazer nossa experiência para avaliar este projeto potencial e explorar oportunidades com o Texas Central para os EUA.” disse Michael Bui, CEO da Texas Central.
O CEO da Texas Central, Michael Bui, também disse que “este trem de alta velocidade, usando tecnologia Shinkansen avançada e comprovada, tem a oportunidade de revolucionar as viagens ferroviárias no sul dos EUA, e acreditamos que a Amtrak pode ser o parceiro perfeito para nos ajudar a conseguir isso.”
Em junho de 2022, Carlos Aguilar deixou o cargo de CEO e presidente da Texas Central, dizendo que “não poderia alinhar nossas partes interessadas atuais em uma visão comum para um caminho único a seguir no projeto”. A Texas Central disse que na época continuava buscando mais investimentos e avançando com o desenvolvimento.