A fusão da Saudi Railways Organization e da Saudi Railways Company foi formalmente aprovada.

A entidade combinada será responsável por todas as ferrovias intermunicipais do país e usará o nome Saudi Railways Company, abreviado SAR.

A fusão e as mudanças legislativas associadas trariam recursos aprimorados, gestão mais eficiente e maior padronização, disse o Ministro dos Transportes e Presidente da SAR, Saleh Bin Nasser Al-Jasser, em 18 de fevereiro, e fazer do país um centro de logística global ligando a Ásia, África e Europa.

A SRO fornece serviços de passageiros e carga em duas rotas entre Dammam e Riade, totalizando 1.400 km.

A SAR foi formada em 2006 para desenvolver, possuir e operar a rede ferroviária Norte-Sul de 2.400 km, “e também para ser a face jovem desta indústria e seu futuro pilar de sustentabilidade do transporte de passageiros e carga”, disse Al-Jasser.

Ele disse que o setor ferroviário entrou em uma nova fase com a inauguração da linha ferroviária de alta velocidade Haramain, de 450 km, em setembro de 2018. A SAR tem responsabilidade geral pela linha de alta velocidade entre Makkah, Jeddah e Madinah, com operações contratadas para a espanhola RENFE e ADIF.

O trabalho está “avançando em um ritmo acelerado” em projetos, incluindo a proposta de uma ponte ferroviária que fornecerá um corredor que conecta os portos do Mar Vermelho e do Golfo via Riade, disse Al-Jasser.

O CEO da SAR, Dr. Bashar bin Khalid Al-Malik, disse que a fusão com a SRO criaria oportunidades para investidores locais e estrangeiros em áreas como manufatura, operações, implementação e pesquisa e desenvolvimento, e a SAR trabalharia com o setor privado para aumentar a participação do conteúdo local na aquisição ferroviária. Também disse que as prioridades da SAR incluem desenvolver serviços, aumentar a satisfação do cliente, unificar e acelerar seus procedimentos, aumentar a eficiência e investir em recursos humanos.

Categories:

Tags:

Chat Revista Ferrovia Em Foco
Envie via WhatsApp