A Operação do trem de luxo cinco estrelas chamado “Sonho do Deserto” na Ferrovia Norte Sul da Arábia Saudita, que vai de Riad a Al Qurayyat, na fronteira com a Jordânia, está planejado para ser lançado em 2025.
Um memorando de entendimento (MoU) para o projeto foi assinado no Fórum de Turismo Saudita em Riade, em 15 de março, pelo CEO da Saudi Arabia Railways (SAR), Bashar Al Malik, e Paolo Barletta, CEO da empresa italiana de acomodações de luxo chamado Arsenale, que está trabalhando com a Accor para lançar outro projeto, o “Orient Express La Dolce Vita“, que são trens de cruzeiro de viagem lenta na Itália.
Já a produção do trem Sonho do Deserto deve começar este ano, usando vagões modelo Z1 semelhantes aos utilizados no projeto italiano.
O trabalho será realizado na Puglia e na Sicília (Itália). O trem da Arábia terá 40 cabines, com estilo inspirado na herança saudita, enquanto a decoração, qualidade dos serviços a bordo, design de interiores e know-how será no estilo italiano”.
A SAR fornecerá serviços de tração e manutenção, replicando a parceria entre a Arsenale e o italiano FS Group.
Al Malik disse que o trem “enriquecerá a experiência turística na Arábia Saudita”, oferecendo uma opção de luxo para turistas locais e internacionais.
Barletta disse que o projeto “promoveria a descoberta de um território mágico e excitante”. Ele também disse que “o cruzeiro ferroviário é o futuro do turismo e o Arsenale quer disponibilizá-lo nos lugares mais bonitos do mundo, apresentando esta nova maneira fascinante e sustentável de viajar. Temos o prazer de dizer que a Arábia Saudita é o primeiro país fora da Europa para o qual estamos trazendo nossa experiência em trens de luxo. Essa parceria prova que não há limites para a paixão e nem barreiras capazes de frear a vontade de ir além do imaginário.”