O governo da Argentina assinou quatro acordos no valor total de US $ 4,7 bilhões para um grupo de empresas chinesas para a reabilitação de ferrovias de carga e o fornecimento de novos trens.
Os destinatários dos contratos incluem a China Railway Construction Corporation (CRCC), a China Machinery Engineering Corporation (CMEC), a CRRC Corporation Limited e a Yutong.
Os trabalhos contemplados nos quatro contratos visam aumentar a competitividade das exportações agrícolas argentinas e impulsionar a conectividade regional e o emprego, além de reduzir os custos logísticos e o impacto ambiental do setor ferroviário do país.
San Martin
Sob o primeiro acordo, a CRCC vai investir US $ 2,6 bilhões para renovar a linha de frete de San Martin, de 1.813 km, e vai reiniciar os serviços na linha após a conclusão das obras. A linha atualizada, que conecta as províncias de Buenos Aires, Santa Fé, San Luis, Córdoba e Mendoza, oferecerá melhores ligações de frete entre as províncias agrícolas do oeste da Argentina e os portos do leste de Rosário e Buenos Aires.
As melhorias também aumentarão a capacidade e a velocidade, minimizando o tempo de viagem e os custos logísticos e gerarão 16.830 empregos diretos.
As melhorias seguem US$ 27 milhões em upgrades para um trecho de 127 km da linha San Martin entre Cabred e Buenos Aires Retiro, que é usado para serviços de transporte regional, que foram concluídas em outubro de 2019.
Belgrano
O contrato firmado com a CMEC cobrirá a recuperação da linha Belgrano Cargas de 911 km, que percorre as regiões de Jujuy, Salta, Tucumán, Córdoba, San Luis, Santa Fé, Buenos Aires e Catamarca.
De acordo com o contrato, a CMEC fornecerá US $ 816 milhões de financiamento para o projeto, dos quais 65% do financiamento serão alocados para cobrir os custos de construção e 35% para material rodante e outros equipamentos. As atualizações devem gerar 6202 empregos.
Norpatagonico
Um Memorando de Entendimento (MoU) assinado com a CMEC cobrirá a renovação de US $ 784 milhões da linha de 660 km ao sul do Norpatagonico, incluindo a construção de 80 km da nova linha para Añelo e a substituição de sinais e desvios, e a renovação de depósitos.
O projeto também inclui planos para renovar a linha existente entre Bahía Blanca a Contraalmirante Cordero. A reforma do Tren Norpatagonico visa possibilitar o desenvolvimento dos campos de gás de xisto de Vaca Muerta e deve beneficiar as províncias de Buenos Aires, La Pampa, Rio Negro e Neuquen e gerar 5.420 empregos.
Frota de trens
Um MoU de US $ 490 milhões com a CRRC International cobrirá o fornecimento de 211 veículos ferroviários elétricos para substituir as frotas a diesel existentes nas linhas de Buenos Aires e 13 outras províncias argentinas. Isso incluirá:
- 111 EMUs para a linha suburbana de Belgrano Sul, além de peças, ferramentas, treinamento e assistência técnica
- 45 EMUs para a linha de passageiros Sarmiento
- 20 EMUs e peças de reposição para a linha turística Tren de la Costa, e
- 90 DMUs e peças sobressalentes para serviços regionais e locais.