A empresa espanhola CAF foi indicada como licitante preferencial pelo que diz ser o maior pedido até agora para trens de bateria. Isso cobre o fornecimento e manutenção de mais de 60 unidades múltiplas elétricas que poderão operar em seções não eletrificadas da rede entre Niederrhein-Münsterland.

Ao anunciar a seleção em 24 de junho, as autoridades de transporte de Rhein-Ruhr e Westfalen-Lippe disseram que a empresa espanhola apresentou a oferta mais econômica em termos de entrega, manutenção e consumo de energia ao longo de todo o ciclo de vida do produto.

O processo de licitação teve início em 2018 e envolveu diversas rodadas de negociações com potenciais fornecedores para otimizar as propostas. “Mais uma vez, conseguimos motivar os fabricantes de veículos a projetar e desenvolver veículos de fácil manutenção e com baixo consumo de energia”, disse o porta-voz do conselho da VRR, Ronald RF Lünser.

A adjudicação formal do contrato está sujeita ao período regulamentar de suspensão de 10 dias. Os BEMUs serão comprados pelas duas autoridades de transporte e colocados à disposição dos futuros empreiteiros operacionais, que serão nomeados através de processos de licitação separados.

A CAF disse que o Civity BEMUs teria tecnologia de “ponta” para uso em linhas não eletrificadas, acrescentando que o pedido seria “mais um feito para o Grupo CAF no mercado alemão”, que é “conhecido por seus padrões extremamente elevados”.

Os “unidades múltiplas elétricas” devem ser fornecidos em dois comprimentos, fornecendo 120 ou 160 assentos em um passo mais largo do que os trens atuais. Eles oferecerão embarque nivelado em plataformas de 760 mm de altura, espaços para cadeiras de rodas, áreas polivalentes para bicicletas e carrinhos de bebê, mesas dobráveis, tomadas e wi-fi grátis.

Categories:

Tags:

Chat Revista Ferrovia Em Foco
Envie via WhatsApp