A operadora ferroviária federal CBTU iniciou as operações em uma extensão de 15 km de duas estações da Linha Sul suburbana de Natal, que vai de Cajupiranga a São José de Mipibu (no Rio Grande do Norte).

A rede suburbana de bitola métrica, operada a diesel, da cidade consiste atualmente em duas linhas, com ambas sendo ampliadas.

As duas novas estações da Linha Sul foram concluídas em 19 de dezembro de 2022, e um serviço inicial de quatro pares de trens por dia começou a funcionar em 2 de janeiro de 2023. Desta forma, foi aumentado para oito trens por sentido a partir de 9 de janeiro de 2023, e todos os trens da linha agora circulam até São José de Mipibu.

Uma nova extensão da Linha Sul de São José de Mipibu a Nísia Floresta está prevista para ser entregue no final de janeiro de 2023. E a abertura de toda a extensão está projetada para dobrar o número de passageiros na rede, adicionando cerca de 11 mil passageiros por dia.

O custo total da extensão da Linha Sul foi estimado em R$ 78 milhões, dos quais R$ 51,6 milhões estão sendo cobertos pelo governo federal.

“Comemoramos hoje mais uma etapa deste importante projeto de expansão do sistema ferroviário da Região Metropolitana de Natal, com a entrega de mais duas estações”, disse o presidente da CBTU, José Marques de Lima. “A população de mais dois municípios será beneficiada com transporte seguro, pontual e confortável”, acrescentou Lima.

A construção de um novo ramal da Linha Norte de Natal ao Jardim Petrópolis começou em setembro de 2021, com previsão de conclusão para fevereiro de 2023. O projeto adicionará 4,1 km de rota e três estações, e está projetado para aumentar o número de passageiros da rede em mais de 2 mil passageiros/dia.

Imagens: CBTU Natal – RailGazette Internacional

Categories:

Tags:

Chat Revista Ferrovia Em Foco
Envie via WhatsApp