Refazendo o circuito da “rota da seda”, o objetivo é transportar contêineres da China para a Europa em sete dias:
A Sinara Transport Machines revelou um protótipo de vagão desenvolvido para atender aos requisitos da Federal Freight Co para o transporte de mercadorias em contêineres entre o leste da Rússia e a Europa em trens de passageiros com velocidades de 140 km/h.
O vagão Tipo 13-6704 tem um par de truques de três eixos e outros recursos projetados para fornecer uma alta capacidade dentro de uma carga axial de 20 toneladas, de modo que o vagão possa carregar dois contêineres de 40 pés.
O projeto foi desenvolvido de acordo com as especificações FFC da subsidiária Russian Railways, pela empresa Remputmash do STM Group e pelo instituto de pesquisa de material rodante VNIKTI. A montagem foi realizada na fábrica de Kaluga da Remputmash, usando truques fornecidos pela planta de locomotiva a diesel de Lyudinovo e estruturas soldadas na planta de Kalugaputmash.
Os testes iniciais serão realizados a 120 km/h no circuito de Shcherbinka, antes dos testes de 140 km/h no trecho Belorechensk – Maikop da ferrovia Severo-Kavkazskaya. A certificação é esperada para o quarto trimestre de 2021.
“Temos todas as habilidades necessárias no projeto e fabricação de material rodante de alta velocidade”, disse Anton Zubikhin, Diretor Geral da STM. “Por exemplo, as unidades múltiplas elétricas Lastochka, que podem atingir velocidades de até 160 km/h, e os veículos multifuncionais AM-140, que podem operar a velocidades de até 140 km/h. A criação de um vagão plano é outro marco que alcançamos. Este vagão permitirá à Russian Railways transportar contêineres da China para a Europa em sete dias.”