A ponte ferroviária transfronteiriça sobre o rio Amur ligando Nizhneleninskoye na Rússia a Tongjiang na China foi inaugurada em 16 de novembro de 2022, com a passagem de um trem inicial de 50 vagões transportando minério de ferro da Rússia para a China.

A ponte encurta a rota entre o sudeste da Sibéria, o Oblast Autônomo Judaico e a província de Heilongjiang, no norte da China, em cerca de 700 km, que faziam a antiga rota.

Ambos os trilhos de bitola de 1.520 mm e 1.435 mm foram implantados na ponte de via única. A estrutura principal tem 2,2 km de extensão, com as rampas de aproximação estendendo-se por 7,2 km. A velocidade máxima sobre a ponte é de 100 km/h.

Como parte do trabalho, a estação Leninsk-1 existente em Nizhneleninskoye (Rússia) foi reconstruída e ampliada por uma nova estação Leninsk-2, fornecendo instalações de controle de fronteira.

Espera-se que os movimentos de minério de ferro da Rússia para a China formem o principal tráfego sobre a ponte Amur por enquanto. A linha é inicialmente limitada ao tráfego de carga, com os trens de passageiros não operando devido a restrições de viagem relacionadas ao vírus que ainda está em alta na China.

Espera-se inicialmente que a ligação transporte até 5,2 milhões de toneladas de carga por ano, o que equivale a oito trens por dia em cada sentido. Prevê-se que o número aumente para 21 milhões de toneladas por ano, quando a modernização em andamento dos 121 km da ferrovia entre Birobidzhan e Leninsk estiver concluída.

Embora a China e a Rússia tenham assinado um acordo para construir a ponte transfronteiriça em outubro de 2008, a construção só começou em 2016. A obra foi concluída em agosto de 2021, mas a inauguração da nova ligação foi adiada pelas inundações ao longo do rio Amur que são comuns no verão.

Categories:

Tags:

Chat Revista Ferrovia Em Foco
Envie via WhatsApp