A execução de testes começou para um maglev suspenso experimental no sul da China, isso após a conclusão formal de uma pista de teste de 800 metros, que ocorreu em 9 de agosto de 2022.
Com a vulgo de “Red Railway”, o maglev suspenso em Ganzhou, no condado de Xingguo, na província de Jiangxi, foi desenvolvido pela Universidade de Ciência e Tecnologia de Jiangxi, que estima o custo em cerca de 10% de uma linha de metrô convencional.
Ímãs permanentes de neodímio na guia tanto suportam quanto impulsionam os veículos do “trem do céu”, enquanto o conceito de monotrilho suspenso H-bahn, similar da Alemanha, usa rodas com pneus de borracha.
Um protótipo de trem de dois vagões desenvolvido em Wuhan oferece capacidade para 88 passageiros sentados e em pé. Foi projetado inicialmente para atingir uma velocidade máxima de 80 km/h, embora os pesquisadores esperem aumentar no futuro esse limite para 120 km/h.
Os promotores preveem que a pista de teste inicial de 800 metros, com uma estação, formará a base de uma linha de 7,5 km para operação com objetivo de lucro.