Os testes começaram com um protótipo de trem monotrilho de 100 km/h sendo desenvolvido pela empresa chinesa CRRC.
O conceito de monotrilho elevado é voltado para aplicações suburbanas em grandes conurbações, com um custo projetado de cerca de um terço do preço de uma linha de metrô convencional.
A empresa desenvolveu inicialmente um veículo de 80 km/h em 2016, que era movido por motores de ímã permanente. O veículo mais recente é mais rápido e mais largo e se destina a oferecer uma capacidade comparável a uma composição de metrô Tipo B.
Equipado para operação sem condutor para GoA4, o conjunto de trens de nova geração simplificado também usa um pacote de tração de ímã permanente, que deve reduzir o consumo de energia em cerca de 20% em comparação com os projetos anteriores de monotrilho.
Projetados para uma vida útil de até 30 anos, os veículos têm uma largura de carroceria de 3 098 mm, comparável à seção transversal de um vagão de metrô Tipo A. CRRC Sifang diz que uma configuração flexível permitiria que os trens fossem formados por dois, quatro, seis ou oito vagões “de acordo com os requisitos operacionais”, com um conjunto de seis vagões transportando até 1.400 passageiros.
Operando em uma viga guia de 850mm de largura, os veículos são transportados em bogies de dois eixos, proporcionando a capacidade de negociar curvas estreitas de até 50 m de raio e inclinações de subida de até 6%. A movimentação dos rodados para fora do trilho-guia visa simplificar a substituição dos pneus de borracha, reduzindo em um terço o custo de manutenção de toda a vida útil do mecanismo de rolamento. O fabricante sugere que o uso de pneus de borracha reduz o ruído de funcionamento em velocidade máxima em mais de 15 dB em comparação com os veículos com rodas de aço.
Cada vagão possui três pares de portas para embarque e desembarque rápidos. Internamente, o salão do passageiro possui um revestimento de piso resistente ao desgaste e um revestimento decorativo antibacteriano e antivírus. Uma janela de ‘membrana nano-cerâmica’ é projetada para minimizar a transmissão de radiação ultravioleta e infravermelha.