O governo chinês assinou um contrato com o governo das Filipinas para financiar a construção da linha de frete “Subic – Clark” de via única no valor de US$ 940 milhões, com negociações de empréstimo previstas para começar em breve.
O anúncio segue a adjudicação de um contrato de design-aquisição-construção para o projeto pelo Departamento de Transporte das Filipinas (DoT), para a China Harbor Engineering Company, em 29 de dezembro.
O contrato também inclui o fornecimento de locomotivas. A construção será realizada em 42 meses. Uma extensão adicional da zona econômica especial de New Clark City (Bairro de Clark) também está planejada.
A linha conectará a Subic Bay Freeport Zone e o Aeroporto Internacional de Clark (Cidade nas Filipinas), paralelamente à Subic-Clark-Tarlac Expressway, e fará o intercâmbio com 148 km da ferrovia North-South Commuter Railway (NSCR).
A linha tem como objetivo fortalecer as ligações de transporte intermodal, reduzir os custos logísticos com frete e estimular o crescimento econômico da região. A linha é um projeto emblemático do programa de infraestrutura ‘Construir, Construir, Construir’ do presidente Rodriguo Duterte.