A Chilean State Railways (EFE) selecionou um consórcio da empresa estatal chinesa CRRC Sifang e da Temoinsa Chile como vencedor de um contrato de US$ 70 milhões para fornecer seis unidades múltiplas de eletro-diesel bimodais de quatro carros cada:
A licitação para o contrato foi lançada em setembro de 2019, e os trens estão programados para serem entregues em 2022, antes de entrarem em serviço em 2023.
Os trens de 160 km/h irão operar na rota de 12 estações parcialmente eletrificada, de 400 km, entre a capital chilena de Santiago e Chillan, a capital da província de Nubre.
Os trens vão reduzir o tempo de viagem entre San Diego e Chillan de cinco horas para 3h 40min. Os tempos de viagem entre San Diego e Talca serão reduzidos em 33 minutos, ficando em 2h 22min.
Os trens serão capazes de operar continuamente por 1000 km sob tração a diesel e apresentarão capacidade expandida e melhor espaço para bagagem em comparação com o material rodante mais antigo. Os trens oferecerão serviços de alimentação e entretenimento aos passageiros, espaços multimodais para cadeiras de rodas e banheiros.
O pedido segue um contrato anterior de US$ 77 milhões para 10 EMUs de três carros e três DMUs de dois carros concedido pela EFE à CRRC Sifang em outubro de 2018, que começou a ser entregue em março.