Um consórcio de empresas chinesas recebeu um contrato de 142 bilhões de pesos para construir os primeiros 380 km da chamada linha PNR Bicol, substituindo a moribunda Main Line South da Philippines National Railway, anunciou o Departamento de Transportes em 19 de janeiro de 2022.

A licitação para o Projeto Longo Curso Sul começou em 2015, com o governo convidando empresas para licitações em uma concessão de PPP de 34 anos e 171 bilhões de pesos, para reconstruir a Main Line South, de 479 km e 1.067 mm de bitola entre Manila e Legaspi. A linha estava fora de uso desde 2014.

Sob o contrato de projeto e construção assinado pelo secretário de transporte, Arthur Tugade, uma joint venture do China Railway Group, China Railway No 3 Engineering Group e China Railway Engineering Consulting Group entregará os trabalhos civis e de E&M para uma linha de substituição de bitola 1.435 mm ligando Banlic, perto de Calamba ao sul de Manila, com Daraga na província de Albay. O consórcio havia sido selecionado como licitante preferencial em novembro de 2021.

O projeto será financiado com ajuda oficial ao desenvolvimento nacional, com o governo chinês a fornecer até 85% do financiamento e o restante a ser coberto pelo orçamento nacional.

A primeira fase de 380 km percorrerá 39 cidades e municípios em quatro províncias e duas regiões. O pacote inclui a construção de 23 estações, 230 pontes e 10 túneis. Haverá um complexo de depósitos de 70 ha em San Pablo, Laguna, cerca de 40 km ao sul de Banlic.

A ferrovia deve ser projetada para que os trens de passageiros operarem a até 160 km/h e trens de carga a 100 km/h. Espera-se que isso reduza os tempos de viagem entre a região metropolitana de Manila e Bicol de 12h por estrada para cerca de 4h por trem.

Uma segunda fase do programa PNR Bicol completaria um corredor ferroviário de 565 km ligando Manila a Matnog, servindo as províncias de Sorsogon e Batangas, no sul de Luzon.

Categories:

Tags:

Chat Revista Ferrovia Em Foco
Envie via WhatsApp