Os governos da Malásia e de Cingapura anunciaram o encerramento do projeto ferroviário de alta velocidade de 350 km entre Kuala Lumpur e Cingapura. O cancelamento deu-se após o fracasso em chegar a um acordo sobre algumas alterações propostas até o final do ano de 2020.
As conversas entre o primeiro-ministro da Malásia, Tan Sri Muhyiddin Yassin, e seu homólogo de Cingapura, Lee Hsien Loong, realizadas em dezembro (2020), concluíram o cancelamento da construção por não conseguirem um acordo sobre algumas pendências.
Em comunicado conjunto publicado em 1º de janeiro de 2021, os dois governos afirmaram que cumprirão suas obrigações e que agora darão início às ações necessárias decorrentes da rescisão do acordo ferroviário de alta velocidade.
Em uma declaração separada, o Ministério dos Transportes de Cingapura disse que espera que o governo da Malásia indenize Cingapura pelos custos já incorridos. No entanto, o montante exato da compensação que a Malásia deve pagar ainda não foi especificado.
A rescisão segue-se à suspensão do projeto anteriormente aprovado em setembro de 2018 para permitir uma revisão dos custos. O pedido da suspensão foi realizado pelo novo governo da Malásia, eleito em maio do ano de 2018.
Posteriormente, os governos concordaram em estender a suspensão do projeto em junho de 2020 até o final do ano passado, seguindo propostas do governo da Malásia para alterar o projeto em consideração ao impacto econômico da pandemia Covid-19 no país.
A linha de 350 km, que estava planejada para ir de Banadar, Kuala Lumpur, a Jurong East, Cingapura, servindo sete estações, foi anunciada em 2013, com os dois países assinando um acordo bilateral para apoiar o projeto em 2016. Esperava-se que a linha tivesse uma viagem de ponta a ponta de 90 minutos, reduzindo as viagens dos tempos atuais de quatro horas de carro e cerca de uma hora de avião, naquele que é um dos corredores aéreos mais movimentados do mundo.
Já o trabalho em uma linha transfronteiriça separada entre a Malásia e Cingapura, o sistema de metrô leve Johor Bahru – Cingapura (1,3 km), começou em novembro de 2020 e está programado para ser concluído em 2026.