O recém-nomeado chefe do Ministério de Obras Públicas, Rumi Bakht-ur-Rehman Sharafat, teve uma reunião inicial, em 21 de agosto, com funcionários do ministério e a Autoridade Ferroviária do Afeganistão após a tomada do país pelo Talibã.
O ministro em exercício disse que a liderança do Talibã está comprometida com a reabilitação da infraestrutura de transporte, pois ainda é necessário pessoal técnico e os salários serão pagos. Fotos compartilhadas nas redes sociais mostram várias obras de construção de estradas em andamento.
Os funcionários da AfRA forneceram ao ministro detalhes do trabalho que, segundo eles, precisava ser feito para o benefício do país.
Enquanto isso, o Ministério das Relações Exteriores do Turcomenistão disse em 18 de agosto que estava em contato regular com o novo regime em relação a questões de fronteira, e os trens continuavam operando através das passagens de fronteira de Aqina e Towraghondi para terminais de carga dentro do Afeganistão.
O frete ferroviário sobre a Ponte da Amizade do Uzbequistão para Hairatan e Mazar-i-Sharif está suspenso.
Os serviços regulares ainda não começaram na linha entre o Irã e Rozanak na província de Herat, que foi oficialmente inaugurada em dezembro de 2020.
Imagens: Google e AfRa