Connecting Europe Express, organizado pela diretoria de transportes da Comissão Européia DG Move e a associação comercial CER, concluiu em Paris, no dia 7 de outubro de 2021, sua excursão de 36 dias pelo continente europeu.

A recepção de boas-vindas na plataforma de Paris Est incluiu Thierry Breton, Comissário Europeu para o Mercado Interno; Henrik Hololei, Diretor-Geral de Mobilidade e Transporte da Comissão Europeia; O presidente da SNCF, Jean Pierre Farandou; e o ministro francês dos transportes, Jean-Baptiste Djebbari.

Os discursos centraram-se em dois temas principais: a necessidade de uma melhor integração transfronteiriça das ferrovias da Europa e o esforço para digitalizar as operações ferroviárias, incluindo a aceleração da implementação do ERTMS.

Funcionários da Comissão Europeia também se comprometeram a apresentar um Plano de Ação para impulsionar os serviços ferroviários de passageiros transfronteiriços de longa distância até o final deste ano.

Mais de 40 ferrovias, organizações governamentais e privadas estiveram envolvidas na operação do Connecting Europe Express.

Embora marcado como um trem, o passeio usou três formações diferentes para completar sua viagem por 26 países, incluindo paradas em países fora da UE, como Sérvia e Macedônia do Norte. Dois trens de bitola larga (europeia) operaram nos estados bálticos, na Espanha e em Portugal.

No total, o CEE fez 120 paradas oficiais e cruzou 33 fronteiras antes de chegar ao seu destino final. Ele hospedou várias conferências e uma exposição móvel, e deu as boas-vindas a turmas de escolas, estudantes, formuladores de políticas e a comunidade mais ampla de defesa dos ferrovias.

Os eventos foram organizados para coincidir com as paradas do trem, incluindo uma reunião informal dos ministros de transporte e energia no castelo Brdo pri Kranju na Eslovênia, a Cúpula Ferroviária dos Balcãs Ocidentais em Beograd e uma prévia da tecnologia de acoplador automático digital para vagões de carga em Halle, na Alemanha.

A última etapa da viagem foi uma viagem de 500 km de Estrasburgo a Paris, rebocada por uma locomotiva SNCF BB22000 fabricada pela Alstom em 1980. Com várias ferrovias estatais europeias fornecendo veículos para compor o trem, a formação será transportada para Basel em 9 de outubro de onde o material rodante será devolvido aos seus proprietários.

Categories:

Tags:

Chat Revista Ferrovia Em Foco
Envie via WhatsApp