Os trens da série 2100 prestaram serviços durante alguns anos na Linha 10-Turquesa, mas após uma mudança nas frotas, e a alocação de comboios das séries 7000 e 7500 para o atendimento entre o Brás e Rio Grande da Serra, os antigos espanhóis foram retirados de circulação, e atualmente uma pequena parte está a disposição como reserva técnica.
Mas, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM estaria estudando um novo destino para as composições, segundo informações apuradas pelo Via Trolebus. Uma fonte ouvida pelo site da conta de que algumas unidades com formação de quatro carros serviria para auxiliar a execução de serviços de conservação da via permanente, transportando os trabalhadores e ferramentas leves. Há estudos ainda de um segundo trem para serviços em outro um setor.
Os 2100’s são tipos de veículos totalmente diferente dos demais, a começar pelas portas muito mais largas que as outras frotas da CPTM. Se a ideia se tornar realidade, a operadora da malha de 271 km de trilhos na Região Metropolitana de São Paulo passará a usar os primeiros trens elétricos para os serviços de manutenção. Até então, a empresa usava locomotivas e veículos ferroviários a diesel para os trabalhos.
Matéria: Renato Lobo (Via Trolebus)