Esta será a primeira locomotiva de fabricação chinesa a operar na União Europeia.

O teste da primeira locomotiva “Bison” construída na China a operar na União Europeia começou na Alemanha, depois que a CRRC Zhuzhou Locomotive (CRRC ZELC) entregou a primeira de duas locomotivas de carga elétricas (bateria) e-híbridas para a Ferrovia Federal Austríaca (ÖBB), que é subsidiária da Rail Cargo Hungary (RCH).

A CRRC fabricou as duas locomotivas de frete híbridas e duas locomotivas de manobra híbridas para a RCH após a assinatura de um contrato em outubro de 2019. A RCH alugará os veículos por quatro anos, após os quais terá a opção de prorrogar o aluguel das locomotivas, e se ficar satisfeita com o seu desempenho, adquirir outras 20 de cada tipo de locomotiva.   

A locomotiva Bo-Bo, de 5,6 MW AC, tem uma velocidade máxima de 140 km/h e um esforço de tração de 300 kN.

As locomotivas de carga passarão por testes estáticos e dinâmicos em um laboratório técnico em Minden, na Renânia do Norte-Vestfália, na Alemanha, antes de realizar os testes de acelaração e frenagem na malha alemã, que devem ser concluídos até o final de maio. 

Durante os testes dinâmicos, a locomotiva deve transportar um trem de 300 toneladas ao longo de pelo menos 500 km, além de realizar um teste de resistência ao longo de 1570 km. Os testes devem exigir 1.750 horas de operação.

A RCH diz que os testes são complicados pela falta de experiência técnica com locomotivas chinesas na Europa.

As locomotivas apresentam supercapacitores que podem ser carregados da catenária ou das estações de carregamento do lado da linha. A locomotiva tem um alcance de até 10 km ao longo de uma linha plana com energia da bateria.

A RCH vai operar as locomotivas na Hungria, Croácia, Sérvia, Romênia, Macedônia, Grécia e Bulgária, enquanto os manobras, que ainda não foram entregues, serão feitas apenas na Hungria. 

Categories:

Tags:

Chat Revista Ferrovia Em Foco
Envie via WhatsApp