O projeto da locomotiva maria-fumaça deve ajuda a fomentar o turismo na região, e começou a circular na sexta-feira (20/11/2020) passada:

O trecho entre Morretes e Antonina, no litoral do Paraná, ganharam uma nova atração turística que relembra a história das ferrovias do estrado: o trem caiçara, que tem como principal atrativo o passaio com a maria-fumaça Mogul 11, que foi fabricada em 1884 e é a mais antiga locomotiva a vapor em operação regular no Brasil.

Maria-fumaça deve ajudar a fomentar o turismo na região:

O projeto da locomotiva maria-fumaça deve ajuda a fomentar o turismo na região, e começou a circular nesta sexta-feira (20), após sair do papel depois da formalização de um protocolo de intenções entre o Governo do Estado e a empresa Rumo Logística para a revitalização da ligação férrea.

Além disso, a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), entidade sem fins lucrativos que promove a conservação do patrimônio histórico ferroviário brasileiro, é a responsável pela operação.

Os horários para andar na Maria-fumaça são aos sábados e domingos, e o passeio inclui um percurso de 16 quilômetros em meio à Mata Atlântica, cruzando áreas de rios e manguezais, além de propriedades rurais que margeiam a ferrovia entre os municípios.

Por causa pandemia, estão sendo tomadas todas as medidas de prevenção indicadas pelo governo e pela Organização Mundial da Saúde, e as locomotivas circularão com metade da capacidade para respeitar o distanciamento social. Também é obrigatório o uso de máscara para fazer o passeio.

As saídas acontecem duas vezes ao dia em cada uma das estações, às 9h30 e às 14h30 em Antonina, e às 11h e às 16h em Morretes.

O retorno ao ponto de partida se dá via transporte rodoviário, sendo possível a compra da passagem junto ao ingresso. Na alta temporada, de dezembro a janeiro, também haverá opções de viagens às sextas-feiras.

Categories:

Tags:

Chat Revista Ferrovia Em Foco
Envie via WhatsApp