A empresa DP World lançou um serviço dedicado de containers de Maputo, em Moçambique, a Harare, no Zimbábue, e está planejando mais serviços para ligar Maputo ao Zimbabwe, África do Sul e Suazilândia.
A empresa DP World Maputo detém uma concessão para gerir o terminal de containers em Maputo. Ele disse que o serviço de frete ferroviário que lançou em 11 de junho de 2021 reforçaria a posição do porto como uma porta de entrada para o Zimbábue e ofereceria “uma infinidade de novas oportunidades de negócios” para clientes nos dois países, oferecendo uma alternativa mais rápida e direta.
“Este serviço ferroviário entre Maputo e Harare é fundamental para reabrir a rota entre estes mercados para conduzir uma logística mais eficiente na região”, disse o CEO da DP World Maputo, Christian Roeder. “Através deste serviço, que facilitaremos e trataremos toda a documentação portuária e de fronteira, podemos reduzir os tempos de trânsito, dar aos nossos clientes um melhor serviço e melhorar as ligações entre as cidades.”
Os trens funcionarão inicialmente a cada duas semanas, com um aumento para o planejado semanalmente.