Consórcio formado pelas construtoras Barbosa Mello e Cotrin substituiu cerca de 190 mil dormentes em trecho de mais de 100 km que vai de Itu a Cotia.
O consórcio formado pelas construtoras Barbosa Mello e Cotrin atingiu um marco em obra no interior paulista: em um ano e meio, mais de 100 KM de linha da malha ferroviária paulista foram modernizados. O projeto contempla trecho de Itu a Cotia, sob a concessão da Rumo. Iniciado em outubro de 2022, tem previsão de término para julho deste ano. Ao todo serão 104 km.
Mais de 190 mil dormentes de madeira já foram substituídos por estruturas de concreto, trazendo mais estabilidade e segurança para a ferrovia, ganhos em termos de vida útil e melhoria do tráfego, inclusive possibilitando o aumento da velocidade média dos trens de 40 km/h para 60km/h, em média.
“O desafio de projetos como esses é a necessidade de se adequar às janelas de trabalho. São apenas duas por semana, com 8 horas cada uma, porque o tráfego nos trilhos não para. Por isso, nossa excelência operacional incorporada à operação, com a utilização da metodologia Lean, foi essencial para melhorar a produtividade e garantir maiores metragens por janela”, explica Felipe Paranhos, gerente de Contratos da CBM.
De acordo com o executivo, a previsão contratual era executar em média 440 m a cada janela, mas o número chegou a 719 m – melhoria de mais de 60% em termos de produtividade. Outro ponto celebrado pelo profissional é a segurança. Durante todo esse período não houve acidentes com os trabalhadores dedicados.
Sobre a Construtora Barbosa Mello – Com 65 anos de atuação no mercado, a Construtora Barbosa Mello (CBM) vem implantando soluções de engenharia e construção por todo o Brasil. A CBM está presente no setor de construção pesada de obras industriais, mineração, saneamento, infraestrutura, rodovias, aeroportos etc. Com atividades diversificadas, a construtora aporta inovação e engenharia de valor em seus trabalhos, com o uso de novas tecnologias, um parque de equipamentos robusto e uma mão de obra cada vez mais qualificada. Em 2024, a CBM recebeu pela quarta vez o Prêmio Inova Infra.
Em 2023, pelo segundo ano consecutivo, ficou entre as quatro melhores no ranking setorial de Construção e Engenharia do Prêmio Valor Inovação; e foi TOP 3 do ranking setorial do Valor 1000. Já em 2022, foi eleita a melhor empresa na gestão de pessoas pelo prêmio Valor Carreira, realizado pelo Valor Econômico. A construtora é Top 10 no ranking 500 Grandes da Construção, elaborado pela revista OE.