Com o trabalho em andamento no Estágio 2 da rede ferroviária nacional planejada em 1.200 km, o promotor do projeto, Etihad Rail, concluiu o primeiro trecho de trilhos para sua nova linha conectando os emirados de Abu Dhabi e Dubai.
A Etihad Rail, anteriormente conhecida como Union Railway, foi fundada em Junho de 2009 sob a lei federal No. 2 para o desenvolvimento, construção, gerenciamento e operação da malha ferroviária nacional de transporte de cargas e passageiros dos Emirados Árabes Unidos.
A construção de pistas no Pacote B de 216 km de rota conectando o Estágio Um em Liwa perto de Tarif à borda de Dubai está sendo realizada em ambas as direções a partir de uma base de construção em Saih Shuaib, onde os empreiteiros estabeleceram uma fábrica de dormentes de concreto.
Visitando a finalização de uma estação ferroviária, em 29 de junho de 2021, o presidente da Etihad Rail, HH Sheikh Theyab bin Mohamed bin Zayed, fez uma viagem de 10 km em um trem de inspeção até a floresta de Al Maha, onde foi informado sobre o trabalho de proteção do habitat natural e da vida selvagem.
Os trilhos do Pacote B e do Pacote C de 94 km adjacentes estão incluídos nos contratos de projeto e construção para as obras civis, que têm um valor combinado de 4,4 bilhões de dirhans. Ambos os contratos foram concedidos em junho de 2019 a um agrupamento da China Railway Construction Corp com a empresa local Ghantoot Transport & General Contracting Co.
A construção de trechos no Pacote A de 139 km do Estágio Dois, cobrindo a rota dupla que vai de Ruwais a Ghuweifat na fronteira com a Arábia Saudita, foi lançada em Ruwais em janeiro pelo Sheikh Hamdan bin Zayed Al Nahyan, o Representante do Governante em Al Região de Dhafra. O Pacote A está sendo entregue sob um contrato de projeto e construção concedido a um consórcio da China State Construction Engineering Corp e da Coreia do Sul SK Engineering & Construction.
Durante sua visita, o Sheik Theyab reiterou que o desenvolvimento do Estágio Dois reforçaria o posicionamento regional e internacional dos Emirados Árabes Unidos. Reconhecendo o apoio “inestimável” das partes interessadas do governo local e federal, ele disse que a rede ferroviária formaria “uma parte importante do ecossistema de transporte integrado de classe mundial dos Emirados Árabes Unidos”, apoiando o crescimento econômico ao conectar portos importantes com locais de produção e manufatura. Também “afetaria positivamente a vida dos cidadãos e residentes no país”.
Ficou um pouco perdido sobre todo este projeto? Conheça mais sobre a Etihad Rail click aqui.