A União Internacional de Ferrovias e a Associação Internacional de Transporte Aéreo assinaram um memorando de entendimento cobrindo a cooperação na definição de padrões e interoperabilidade, com foco na troca de dados para apoiar viagens intermodais.
As áreas de cooperação incluem:
- planejamento de jornada;
- reservas;
- bilhetagem, incluindo processos de operações irregulares;
- codificação da indústria, incluindo códigos de localização;
- check-in e controle de validação;
- contabilidade e liquidação;
- assuntos legais
A UIC disse que o objetivo é promover a inovação na venda de ingressos enquanto preserva a propriedade intelectual dos membros.
A IATA representa 290 companhias aéreas que transportam 82% do tráfego aéreo total, enquanto a UIC tem 200 membros em todo o setor ferroviário global.
Ambas as organizações estão desenvolvendo padrões digitais para emissão de bilhetes e “trabalhar em interfaces estabelecidas desde a fase de design é uma perspectiva empolgante”, disse o diretor-geral da UIC, François Davenne, em 30 de janeiro. Ele disse que oferecer aos passageiros um único bilhete para viagens de trem e avião dá a eles a oportunidade de escolher o melhor dos dois mundos, otimizando sua jornada, bem como sua pegada de carbono’.
“À medida que os clientes buscam cada vez mais opções de viagens sustentáveis, é importante que os provedores trabalhem juntos para oferecer uma troca perfeita de passageiros e informações sobre os passageiros”, acrescentou o Diretor Geral e CEO da IATA, Alexandre de Juniac. ‘A IATA tem vasta experiência em facilitar o desenvolvimento de padrões para apoiar a intramodalidade e nosso MoU com UIC é um passo importante para fortalecer essa atividade.’