Começamos aqui nossa primeira entrevista do programa de entrevistas com o Analista Operacional Edmilson Gonzaga Cardoso: um profissional base em sua área de atuação e que possui a expertise em relações humanas.

Lucas Evaristo: Edmilson, é um prazer tê-lo como nosso entrevistado da vez!

Edmilson Cardoso: A satisfação é toda minha em ter a oportunidade de contribuir para esse brilhante trabalho que o senhor vem desenvolvendo.

Lucas Evaristo: Como o Sr. começou na ferrovia e onde trabalha atualmente?

Edmilson Cardoso: Iniciei minha carreira na ferrovia em 2015, após ter atuado por longo período em usinas de “pelotização” e nos portos. Atualmente trabalho na região do Vale do Aço, no leste de MG.

Lucas Evaristo: Qual o maior desafio que enfrentou na ferrovia?

Edmilson Cardoso: Colocar na cabeça das pessoas que vivem próximo às margens das linhas que o risco de atropelamento ferroviário é de potencial elevadíssimo. Muitos ainda não tem essa visão e grandes acidentes ainda ocorrem por essa dura e triste realidade.

Lucas Evaristo: Qual o maior desafio no contato direto com seres humanos e comunidades locais?

Edmilson Cardoso: Confesso que esse é um desafio “gostoso”, lidar com gente é prazeroso, mas desafiador. Tenho como grande desafio as particularidades e histórias de vida de cada um. Relacionamos com pessoas em diversos e variados níveis, do intelecto ao cultural/religioso/social.

Lucas Evaristo: Qual a importância de proteger a faixa de domínio de uma ferrovia? Por qual motivo ocorrem tantas invasões?

Edmilson Cardoso: A faixa de domínio ferroviária é antes de tudo uma propriedade da união ou particular, sendo assim podemos dizer: tem dono (risos). A faixa de domínio possui como principal papel garantir a segurança da plataforma ferroviária, por isso a importância de protegê-la. Quanto as ocupações irregulares, ainda estamos “engatinhando” nesse processo, talvez a demora em iniciativas de tratamento dessas ocupações sejam o principal motivo de existirem tantas hoje.

Lucas Evaristo: Qual conselho você deixa para quem está ingressando na ferrovia?

Edmilson Cardoso: Sem sombra de dúvidas buscar se capacitar e atualizar continuamente. É uma área, assim como tantas outras, que possui uma gama enorme de informações, mas com uma particularidade, ainda não encontramos formações educacionais como diversas áreas do saber.

Lucas Evaristo: É sempre um prazer da nossa parte entrevistar alguém com um grande calibre profissional como vossa senhoria. O espaço está sempre aberto para seus opiniões e análise.

Edmilson Cardoso: Ressalto que é um prazer colaborar.

Edmilson Gonzaga Cardoso (Imagem: Arquivo Pessoal)

Categories:

Tags:

Chat Revista Ferrovia Em Foco
Envie via WhatsApp