A comunidade de Madrid, Espanha, anunciou planos para estender radicalmente a Linha 11 do metrô de 8,5 km da cidade para se tornar um eixo de transporte nordeste-sudoeste de 33,5 km, conhecido como Linha Diagonal.

A linha existente, que opera entre a Plaza Eliptica e La Fortuna e atualmente atende sete estações, foi inaugurada originalmente em novembro de 1998.

De acordo com os planos, a linha será estendida em 20 km para servir um total de 20 estações, incluindo sete interligações com outras linhas de metrô, bem como com as linhas C1 e C5 na estação de Atocha e o aeroporto Madrid-Barajas.

A Linha Diagonal concluída ligará Valdebebas no norte e Cuatro Vientos no sul, conectando todas as linhas de metrô, exceto a Linha 12.

Os planos irão integrar extensões existentes planejadas para a Linha 11 e serão executados em três fases.  

O trecho sul de 18,3 km estenderá a linha do terminal atual em La Fortuna até Cuatro Vientos. O troço servirá a quatro novas estações em Comillas, Madrid Rio, Atocha Renfe e Conde de Casal, e incorporará a já anunciada extensão Plaza Elíptica – Conde de Casal.

O trecho central de 8 km conectará Conde de Casal com Mar de Cristal, com paradas planejadas nas estações Vinateros, La Elipa, Pueblo Nuevo e Arturo Soria com conexões com as linhas de metrô 2, 4, 5, 7, 8 e 9. Outras paradas intermediárias são atualmente em avaliação.

A seção norte de 7,2 km ligará Mar de Cristal, via Ciudad de la Justicia e o Terminal 4 de Madrid-Barajas, a uma nova estação ao norte de Valdebebas. Esta seção conectará novos empreendimentos no nordeste da cidade com a infraestrutura principal e substituirá os planos anteriores para um ramal da Linha 8.

O projeto da Linha Diagonal tem como objetivo melhorar a conectividade em toda a rede do metrô e fornecer novas rotas diretas de bairros remotos ao centro da cidade. Espera-se que as melhorias incentivem uma mudança modal de veículos rodoviários particulares, reduzindo a poluição e o congestionamento na cidade.

A linha também visa reduzir o congestionamento na Linha 1, atualmente a única rota de metrô para a estação Atocha, a Linha 8, a única conexão do metrô com o aeroporto, e a Linha 6.

A cidade planeja buscar apoio financeiro para o projeto do Fundo de Mecanismo de Recuperação e Resiliência da União Europeia de 672,5 bilhões de euros, que visa apoiar uma recuperação econômica após a pandemia de coronavírus e promover uma mudança para uma economia digitalizada e ecologicamente correta.

Os planos foram apresentados pelo ministro dos Transportes de Madrid, Ángel Garrido (à esquerda), e pelo ministro do Esporte e Transparência, Ignacio Aguado (à direita).

Categories:

Tags:

Chat Revista Ferrovia Em Foco
Envie via WhatsApp