A Associação Europeia de Locadores de Material Rodante Ferroviário e a associação AllRail de operadores independentes se reuniram para discutir o fornecimento de veículos ferroviários para facilitar o lançamento de novas rotas de trens de passageiros.

A disponibilidade de material rodante tem sido um obstáculo para as ambições de lançar novas rotas de acesso aberto, com altos custos de capital para novos veículos e um limitado mercado de segunda mão.

A AllRail apresentou um problema, ela disse que as operadoras desejam disponibilizar veículos não utilizados ou subutilizados, enquanto os locadores estão interessados ​​em financiar material rodante novo ou modernizar veículos usados. A AllRail disse também que a Comissão Europeia deve confiar e apoiar o setor privado para catalisar a concorrência e a inovação, pois a associação acredita que “o surgimento de uma estrutura de financiamento público para o material rodante de passageiros não é uma solução”.

AllRail sugeriu ainda que a UE poderia fornecer suporte com custos não recorrentes e para atualização de veículos existentes para evitar situações em que o carros ferroviários sejam descartados antes de expirar a vida útil.

“É importante que, como em outros modais de transporte, haja um mercado aberto e vibrante para material rodante de segunda mão”, disse o presidente da AllRail, Erich Forster, em 1º de fevereiro de 2023.

O presidente da AERRL, Fabien Rochefort, acrescentou que “mostramos nos últimos 12 anos que somos capazes de fornecer acesso a material rodante eficiente, interoperável e seguro a todas as empresas ferroviárias interessadas. Estamos dispostos a promover o mesmo desenvolvimento no mercado de passageiros, com a colaboração de todos os players”.

Categories:

Tags:

Chat Revista Ferrovia Em Foco
Envie via WhatsApp