A Operadora Ferroviária Eurostar começou os testes do sistema de autenticação biométrica facial SmartCheck, permitindo que os passageiros embarcados em London St Pancras International (Est. no centro de Londres) concluam a validação de bilhetes de entrada e verificações de saída do Reino Unido em seus dispositivos móveis. A Eurostar é uma operadora de trens de alta-velocidade que liga Dover com Paris, Lille e Bruxelas. O trem atravessa o canal da Mancha passando pelo Eurotúnel.
Os titulares de bilhetes Business Premier e Carte Blanche podem escanear sua documentação de identidade usando um telefone celular antes de chegar à estação e, em seguida, fazer uma breve varredura biométrica de rosto para verificar se é o verdadeiro titular do documento.
A verificação usa a tecnologia Genuine Presence Assurance do iProov, com uma varredura biométrica multidimensional de rosto que “combina luz, tempo e espaço” para verificar se um usuário remoto é a pessoa certa, uma pessoa real e se está autenticando em tempo real. Ele pode ser usado em qualquer telefone, tablet ou computador com uma câmera frontal. A autenticação é então vinculada ao e-ticket do passageiro.
Quando o passageiro que está partindo chega à estação St. Pancras (Est. em Londres), ele segue por uma trilha dedicada ao SmartCheck, onde uma leitura facial na bilheteria verifica se ele completou a validação da passagem, sem a necessidade de compartilhamento de papel ou bilhetes eletrônicos.
Uma segunda varredura facial ocorre na saída do Reino Unido, e permite que o Eurostar verifique se o passageiro preencheu as informações do passaporte, mais uma vez substituindo a necessidade de entregar a documentação física.
Os dados pessoais são processados em conformidade com a legislação GDPR (proteção de dados), usando o consentimento do passageiro; as informações não são compartilhadas com nenhum sistema fora do período de avaliação/varredura e é excluído em até 6 horas após a viagem do usuário.
O teste que está sendo realizado pela iProve, Eurostar e WorldReach Software faz parte da competição “First of a Kind” 2020 conduzida pela Innovate UK com financiamento do Departamento de Transporte Britânico.
O teste atualmente envolve um número limitado de passageiros convidados e está focado nos processos de check-in e controle de saída no locais operados pela Eurostar em St. Pancras.
“Os dias em que procurava o passaporte ou esperava que a bateria do seu telefone não acabasse antes de você mostrar o seu e-ticket no portão acabaram”, disse o fundador do iProov, Andrew Bud, quando o teste foi ao ar em 6 de dezembro. “É fácil e conveniente, ao mesmo tempo que oferece a tranquilidade e a segurança que os viajantes esperam.”, completou.